terça-feira, 19 de outubro de 2010

Era uma maravilha

Todos nós temos um familiar ou um conhecido que emigrou para França, bem pelo menos eu tenho um amigo que não aguentou lá muito tempo, mas isso foi por razões externas à pessoa em questão, visto não estava habituada a assaltos na rua, já que em Portugal somos assaltados todos os dias mas no conforto do nosso lar e pelo governo. Bem desta vez aquilo em França está complicadito. Já como aconteceu na Grécia penso que a penhora de estatuto de ex-campeão europeu está a ser posto em cima da mesa bem como o de ex-campeão do mundo, em tempo de crise tudo é válido. Desde há muitos anos ouço falar do conto escrito por Lewis Carroll da Alice, que a meu ver era esquizofrénica mas isso é um diagnóstico clínico que não tenho habilitações para o efectuar, mas que a miúda era maluca isso era. Bem depois de muitos anos de filmes inspirados no mesmo conto, a meu ver o mundo da animação dá um ponto mais credível ao que o autor tenta representar e isso é visto no filme da Disney de 1951 Alice in Wonderland, embora este também seja da Disney. Já muitas tentativas foram feitas por diversos realizadores mas nenhum teve o sucesso esperado. É então que entra em cena o único realizador que poderia fazer com que este conto fosse bem representado no grande ecrã, Tim Burton, este senhor com o seu penteado alucinado já foi nomeado para um Óscar in Corpse Bride, um filme de animação que mostra toda a sua genialidade. Este realizador ainda produziu estes filmes, que se forem ver tem todos a mesma base, um mundo só dele, Edward Scissorhands, Batman Returns, The Nightmare Before Christmas, Batman Forever, Mars Attacks!, 9,  os filmes em que foi director não fogem muito à mesma realidade, Beetle Juice, Batman, Sleepy Hollow, Planet of the Apes, Big Fish, Charlie and the Chocolate Factory, Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street. Em grande parte deste filme vemos um denominador em comum, o actor Johnny Depp que neste filme faz o papel de Chapeleiro Louco, "Mad Hatter" ,senhor de um papel multi-facetado, ex-herói, alfaiate e maluco. Johnny é um dos melhores actores de Hollywood tendo sido nomeado para 3 Óscares in Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl, Finding Neverland, Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, continuando a sua busca da estatueta dourada.
O realizador deste filme deu outro ar a Alice o de não tão jovem pois nas histórias que me lembro esta menina não tinha mais de 13 ou 14 anos e aqui tem os seus 19 anos com roupas mais ousadas para o seu tempo (1800 e troca o passo), mas não deixa de ser esquizofrénica. Mia Wasikowska is Alice, não tem muito de currículo a não ser Defiance.
Anne Hathaway is White Queen, muito ao estilo de Feiticeiro de Oz este filme embora não siga uma estrada de tijolos tem como bem a White Queen e como má a Red Queen (Helena Bonham Carter). Anne Hathaway foi nomeada para Óscar in  Rachel Getting Married, participando in  The Princess DiariesElla EnchantedThe Princess Diaries 2: Royal EngagementHavocBrokeback MountainThe Devil Wears PradaGet SmartBride Wars. Enquanto Helena Bonham Carter também foi nomeada para Óscar in The Wings of the Dove no longinquo ano de 1997.
Este filme não foi o que eu esperava por duas razões, uma delas foi o facto de uma das personagens que contava encontrar era Humpty Dumpty, a outra por seu lado, embora nunca tenha lido a história original mas dar a Alice uma espada já é perigoso, agora ao Mad Hatter também! Já não bastou ver o que ele fez como Jack Sparrow nos filmes dos Piratas das Caraibas?
Admito que imaginar um país de maravilhas não é muito inspirador devido à crise em que nos encontramos,  espero estar de melhor humor no próximo post, desde já as minhas mais sinceras desculpas.

Sem comentários:

Enviar um comentário