sexta-feira, 14 de maio de 2010

Uma Época dos Diabos

Acho que para começar posso começar por escrever: "Sport Lisboa e Benfica, o campeão, mostra a tua raça, o querer e ambição, nós só queremos o Benfica CAMPEÃO". Dia 9 de Maio do ano de 2010, o benfas lá se tornou campeão contra tudo e contra todos os que não sabem ver que foi a equipa que praticou melhor futebol, mas clubismos à parte vamos ao que interessa aqui, que são os filmes. Mais uma vez venho falar de um filme sobre desporto e desta vez é o basquetebol, ou como americano escreve o basket. Muitos filmes já se fizeram sobre isto como são o exemplo de Coach Carter, Space Jam, Rebound, mas este é mais um de história verídica e afins. Existe uma série que engloba este desporto que continua parada na temporada 4 por falta de legendas que é One Tree Hill, mas penso que alguém ainda vai fazer as 12 legendas que faltam. Ora muito bem a nossa história começa pouco antes de 29 de Agosto de 2005, ou seja poucos dias antes do furacão Katrina destruir grande parte do sul dos states, mais propriamente, Mississipi, Louisiana e Alabama.
E toda a acção basea-se em como um treinador consegue fazer com que o espírito desportivo una o que restou da população em torno de uma equipa de basquetebol composta por lados rivais do mesmo estado. Sei que é uma história banal, mas acreditem que se pode acompanhar com algum entusiasmo.
Forest Whitaker is Al Collins, o treinador, vencedor de um Óscar in The Last King of Scotland, é um actor interessante nos trabalhos que faz, pois consegue do melhor, do pior e do inexplicável, Fast Times at Ridgemont High, The Color of Money, Platoon, Good Morning, Vietnam, Bloodsport, Blown Away, Prêt-à-Porter, Species , Phenomenon, Ghost Dog: The Way of the Samurai, Battlefield Earth: A Saga of the Year 3000, Panic Room, Phone Booth, Even Money, 6 episódio de ER, Vantage Point, Street Kings, são alguns desses exemplos.
Taraji P. Henson is Dayna Collins, a mulher do treinador, vemos que o seu papel não deixa de ser importante pois demonstra como uma esposa de alguém ligado ao desporto tem de fazer sacrifícios para manter a família unida, ainda para mais depois de uma catástrofe. Nomeada para Óscar in The Curious Case of Benjamin Button, participou em coisas muito menos sonantes como, The Adventures of Rocky & Bullwinkle, Four Brothers, Smokin' Aces, 17 episódios de Boston Legal, The Karate Kid, que sairá brevemente.
Courtney B. Vance is Mr. Randolph, pai de um jogador talentoso mas como sempre mal instruído, como é comum em filmes do género. Tem no seu currículo coisinhas como, Hamburger Hill, Dangerous Minds, já revisto aqui, Space Cowboys, D-Tox, 8 episódios de ER e 22 episódios de FlashForward, series que tenciono ver em breve.
Para finalizar o elenco de um filme de baixo orçamento, Isaiah Washington is Coach Simmons, o elo de ligação entre os jovens e o duro treinador Al Collins. Para mim o seu grande papel que eu tenha visto foi o de Dr. Burke em 61 episódios de Grey's Anatomy, mas fez outros papéis em filmes como, Romeo Must Die, Exit Wounds, Ghost Ship, Hollywood Homicide, Wild Things 2.
Como veredicto final aconselho viamente este filme, podendo ser visto a qualquer hora do dia, por qualquer tipo de pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário