segunda-feira, 28 de junho de 2010

O Rapaz-Vaca

Vamos retornar ao passado! O ano é 1969 e muito aconteceu nesse ano, mas não tenho pachorra para enumerar, por isso quem quiser que o faça. Clássicos são considerados os filmes antigos que conseguiram arrecadar Óscares, ou prémios de relevo para a população de Hollywood. Desde que o tailandês Ang Lee, degrediu a imagem dos cowboys eu nunca mais vi nenhum filme onde tal personagens entrassem, passados 5 anos vou ver um filme onde o raio do cowboy é bissexual e prostituto. Pelo menos vejo que Brokeback Mountain e Midnight Cowboy ganharam o mesmo numero de estatuetas,três. A única coisa em que a montanha das costas quebradas ganha ao cowboí da meia-noite é numa nomeação, oito e sete respectivamente. Bem como todos sabemos os senhores vaqueiros tiveram algumas dificuldades quando se mudaram de sítios como Tombstone, Silverado, ou até mesmo de Harmonville onde se passa Open Range, para "The Big Apple" AKA Nova York. A vida na cidade é difícil ainda para mais onde se é ingénuo e não se tem fontes de rendimento seguras. A prostituição torna-se o caminho mais fácil para obter dinheiro, mas também um número infindável de doenças, já estou a deixar este Post um pouco amorfo.
Este filme praticamente conta-nos a vida de um suposto homem-vaca na cidade de Nova Iorque onde conheceu uma espécie de pelintra que embora lhe fizesse a vida negra, tornaram-se bons amigos, que bonito isto.
Dustin Hoffman is Ratso, o vigarista, este actor já fez de tudo e é um dos grandes nomes de Hollywood, nascido a 1937, vencedor de 2 estatuetas in Kramer vs. Kramer, Rain Man, tendo sido nomeado por mais 5 vezes, The Graduate, Midnight Cowboy, Lenny, Tootsie, Wag the Dog, tem a curiosidade de aparecer em dois filmes onde se conta a história de Peter Pan, Hook, Finding Neverland. Claro que o seu curriculo não podia estar completo sem falar de Papillon, Family Business, Dick Tracy, Billy Bathgate, Outbreak, Sleepers, Sphere, Joan of Arc, Moonlight Mile, Confidence, Runaway Jury, I Heart Huckabees, Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events, Meet the Fockers, voz in Racing Stripes,The Lost City, Perfume: The Story of a Murderer, Stranger Than Fiction, voz in Kung Fu Panda e The Tale of Despereaux.
Jon Voight is Joe Buck, o Cowboy bi/larilas/heterossexual/gigolo, este também mais uma múmia de Hollywood, vencedor de um Óscar in Coming Home, foi nomeado por mais três vezes em filmes como Midnight Cowboy, Runaway Train, Ali, mas não tem a folha tão imaculada com o Dustin, pois tem sete nomeações para um Razzie com Anaconda, U Turn, ambos em 1998, Superbabies: Baby Geniuses 2 e no ano de 2008 nomeado em 4 filmes, Bratz, National Treasure: Book of Secrets, Transformers, September Dawn, podemos ve-lo noutras "obras-primas", Mission: Impossible, Enemy of the State, Pearl Harbor, Zoolander, The Manchurian Candidate, Pride and Glory, 24: Redemption, já revisto aqui, e 10 episódios do maravilhoso 24.
Antes de fazer as alegações finais, é oficial, não me apetece estudar. Continuando, quem gosta de ver filmes antigos, mas a cores e pouco se importa com a falta de efeitos especiais, onde a realidade de ser actor tinha haver com a sua personalidade e não com os efeitos é um filme muito bom, pois ainda toca alguns assuntos que a nossa sociedade tenta encobrir com PEC's e Mundiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário