quarta-feira, 28 de julho de 2010

Uma questão de luas

No NS' de 24 de Julho a grande entrevista é com o bastonário Marinho e Pinto que além de toda a contorvésia que envolve a sua postura social vem avisar os futuros estudantes ao Ensino Superior a não ir para Direito. Vou tentar fazer uma síntese com algumas frases usadas pelo mesmo durante a entrevista. A polémica está toda num exame instituído por este senhor para acesso ao estágio na Ordem dos Advogados, bem isto tudo podia ser muito bonito se não fosse como alguns exames no ISCAC, em 275 licenciados em Direito somente 33 passaram. Durante a entrevista o bastonário explica as razões para este exame existir e discute de uma forma por vezes típica da sua personalidade as opiniões emitidas por outras ilustres personalidades, mas a mais controversa é a que se dirige ao Ministro Mariano Gago, «Mariano Gago revela a mesma ignorância que os licenciados em direito pós-bolonha a respeito do termo "legalidade"». Mediante isto tudo refere o declínio do ensino de direito em Portugal, onde mais uma vez as suas palavras atacam o novo sistema de ensino «O processo de Bolonha é uma fraude através da qual as Universidades vendem uma parte do curso de Direito a um preço três ou quatro vezes superior». A entrevista é muito interessante e podemos ver que este senhor quando fala não tem papas na língua, mas claro se a maioria dos novos advogados licenciados estão a trabalhar em call centers e em caixas de hipermercados, algo está mal, pois cada vez há mais vagas e se este ano houve uma percentagem de 88% de reprovações no dito exame e se só haverá nova prova dentro de um determinado período, provavelmente as inscrições vão duplicar. Bem visto que já me alonguei um pouco mas também é uma reportagem de 10 páginas, até não está mito mau. Agora imaginemos que o bastonário falava acerca de outra profissão sem ser advogado por exemplo, sei lá, imaginemos a profissão de vampiro. A resposta penso que seria a mesma pois vejamos a quantidade de filmes e séries de vampiros que apareceram somente nos últimos tempos, True Blood, The Vampire Diaries, Moonlight, e finalmente a saga que já vai no terceiro filme, Twilight, New Moon, The Twilight Saga: Eclipse, ainda há a versão portuguesa com nome "bastante original" de Lua Vermelha e Destino Imortal. Como podem ver está saturado o mercado de vampiros.
Neste post vou só fazer uma pequena revisão ao filme New Moon visto que as personagens não mudaram muito desde a primeira crítica a Twilight.
Antes demais quem tiver curiosidade de ver a opinião de um brasileiro que ficou demasiado chateado com esta saga podem vê-lo neste video.
O filme trata além daquela história de amor entre um vampiro e um humano, o que é estúpida, mas prontos, fala da guerra entre os vampiros e os lobisomens. Falando nesta raça, não sei bem o que quiseram mostrar mas estiveram o filme todo em tronco nu, tivesse calor ou frio os gaijos estão de tronco nu, devia ser para não estragar camisolas visto que com a transformação estragavam calças, sapatos e roupa interior feitos doidos.
Enfim nada de bom posso dizer do filme, mas ao que parece é grande sucesso entre a faixa etária dos 10 aos 15 anos. No meu tempo filme que contivesse vampiro era filmes de terror, agora ao que parece é um drama teenager, começo a pensar que ainda vou ver o Freddy Kruguer num romance como uma cheerleader, ou o Jason com depressão pós-exames ou até mesmo Mike Myers que descobre que a pita de 15 anos com quem tem um relacionamento carnal está grávida. Este filme teve a nomeação para 4 Razzies nas categorias de pior sequela, pior casal no ecrã, pior actor secundário, e pior screen play, mas infelizmente para mim foram só nomeações.

Sem comentários:

Enviar um comentário