terça-feira, 27 de julho de 2010

Mas que distrito

Qual a vossa definição de alien? É a pergunta com que vos deixo durante alguns segundos! Será como aquele senhor de Arganil os descreve? Serão só fruto de uma imaginação muito fértil e cheia de fragmentos de loucura? Ou podemos considerar como uma fracção da nossa sociedade que simplesmente ainda não se conseguiu adaptar a uma cultura demasiado avançada para a evolução adquirida? Bem com tanta pergunta isto parece mais um concurso do Malato mas na TVI. Antes demais quero informar a todos os pais ou futuros pais como a nossa cultura tem vindo a mudar, mas desta vez para pior. No NS' de 24 de Julho de 2010 há um artigo que tem como título "MOSTRAR O SEXO A UMA CRIANÇA JÁ NÃO É CRIME SEXUAL". Mas onde vamos parar com isto tudo? Este sim devia ser um sujeito que devia ser colocado há parte, e ser considerado alien aos olhos de todas as sociedades.
O filme de 2009 District 9, nomeado para 4 Óscares é bom exemplo de como a sociedade descrimina uns, tratando com alguma violência o que não percebem. A acção decorre na África do Sul, onde deparamos "Aliens" a viver em autênticos bairros de lata, sem poderem sequer sair de uma zona controlada por militares pois podem "infectar" os restantes habitantes, praticamente o que aconteceu em 2005 no mesmo local durante o apartheid. Este filme veio no seguimento do trabalho de Peter Jackson, que após ter produzido a saga The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, The Lord of the Rings: The Two Towers, The Lord of the Rings: The Return of the King seguido pelo clássico King Kong, com este filme District 9 tentou num ângulo diferente mas usando os efeitos especiais para mostrar como a sociedade está definida em todo o mundo.
O filme encontra-se no lugar 124 de 250 no site imdb e a meu ver está numa posição justa. O elenco passa por autênticos desconhecidos a nível cinematográfico o que permite sempre alguma tolerância a nível de quem vê o filme.
Sharlto Copley is Wikus Van De Merwe, possivelmente internacional holandês ou até mesmo de origem belga, dos 4 filmes que entra vou referir somente um que ainda nem o visionei, ele será o Murdock in The A-Team.
No meio de tanto ilustre desconhecido escolher o senhor que se segue não é fácil mas escolherei o que do elenco possa ter mais trabalhos para referir.
William Allen Young is Dirk Michaels, que para ser sincero não me recordo do papel dele no filme mas penso que era o chefe da policia, mas estão há vontade de me corrigir, mas em compensação fez filmes como, Lock Up, Fear X, 3 episódios de CSI: Miami, 4 do CSI: Crime Scene Investigation, com personagens diferentes o que eu considero estúpido.
Bem como já chegou a minha colega para começar a trabalhar nas disciplinas que faltam lá vou eu estudar um cadito para que não me tratem como "Alien" por não ser licenciado. Já me esquecia, o filme é melhor do que estava a espera pois trata-se de um filme de Sci-Fi totalmente inovador e com potencial de ser lembrado por muitos anos.

1 comentário:

  1. Filme que era um completo outsider nos Oscars, se é que para quem tinha visto o filme talvez um dos melhores dentro da temática social, depois do GIGANTE "Crash".

    Fortemente ligado ao Apartheid, grande metáfora que sem dúvida merece ser recordada durante muitos anos.

    PS: Inception! Wow... Sem sombra de dúvida, bilhete muito bem pago. :D

    ResponderEliminar